Auto-Tune é um recurso de áudio criado em 1994 para fazer ajustes de afinação nas performances vocais e instrumentais dos artistas e acabou se tornando uma tecnologia extremamente importante para o sucesso de alguns grandes nomes da música pop contemporânea. Tanto que seu uso excessivo chega a ser apontado como indício da falta de talento de alguns cantores e cantoras. Só que o auto-tune é uma ferramenta tão poderosa que ela não somente é capaz de aprimorar a qualidade das músicas como é capaz de transformar qualquer vídeo normal da internet em um clipe musical.
Juntando o ócio com a vontade de pegar carona no sucesso dos virais, logo começaram a surgir as versões "tunadas" dos hits internéticos, acrescentando instrumentais e, claro, muita afinação, para incrementar as canções.
Foi o que aconteceu com o vídeo de um gordinho levemente inconveniente flagrado cantando a música "California Girls" numa viagem de ônibus às 8h da manhã. Depois de aplicado o auto-tune nem é tão ruim assim...
Indo de um extremo ao outro, o canal Melody Sheep foi um dos pioneiros na produção de clipes com discursos "tunados", sendo um de seus maiores sucessos este remix de um programa com apresentação de Carl Sagan e participação de Stephen Hawking:
Se a TV não escapou, tampouco o cinema se manteve imaculado. Com vocês, o musical deMestre Yoda:
E um dos melhores momentos das telonas de todos os tempos, o discurso de Charlie Chaplin no filme "O Grande Ditador" acrescido de melodia:
Mas até mesmo a ficção não é páreo os momentos inusitados da vida real, onde até umrepórter estressado vira um popstar da música:
Mas o grupo que mais se destacou na arte de produzir remixes com auto-tune foi o The Gregory Brothers, autores de pérolas como esta mistura de fofuras do YouTube com o famoso papelão do rapper Kanye West:
Perceberam que qualquer entrevista fica muito mais legal musicada. Que o diga Charlie Sheen e sua filosofia de vida:
Mas a coisa estourou mesmo quando fizeram esta extremamente bem-sucedida versão de uma matéria de TV que inflamou a internet. Com vocês, o badalado hit, "Bed Intruder Song":
Nem mesmo o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, escapou de ter seus discursos incrementados pelo auto-tune:
Aqui no Brasil, quem lançou as versões mais incríveis com o recurso foi o fera Rafael Nelvam. Um de seus maiores sucessos foi este romântico encontro entre os então candidatos Serra e Dilma, em plena corrida presidencial:
Se política é um tema muito espinhoso pra fazer música, o futebol pode render uma boa fonte de inspiração. Nem que seja pra aprender um pouquinho de inglês com o poliglota Joel Santana:
Certamente a pronúncia britânica do técnico é menos constrangedora que a situação do atorWagner Schunemann, flagrado "ligeiramente alto" após um acidente de trânsito, que, claro, também virou música:
Taí o mal exemplo cívico rendendo, pelo menos, boas pérolas como este auto-tune com pagode:
São tantos virais pra transformar em música que, desde 2010, a cada ano Rafael reúne uma compilação com os vídeos mais legais em retrospectiva e coloca no ritmo de uma música.... É a "Viraltrospectiva":
Afinal de contas, como diz o ditado, quem canta seus males espanta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário