A magia dos elfos tendem sempre a encantar os leitores. Em alguns casos eles podem ser grandes heróis, ou então temidas criaturas. Nesta lista uma seleção com 10 grandes Elfos da literatura:
1 - Legolas: Um dos integrantes da sociedade do anel, é sem dúvida um dos mais conhecidos elfos. De grande capacidade em batalha, Legolas não se cansa fácil, e consegue manter o bom humor. Para Tolkien Legolas era "um elfo estranho vestido de verde e marrom". Na trilogia de O Senhor dos Anéis é uma dos principais membros da sociedade do anel.
2 - Drizzt: O personagem é o protagonista da Trilogia do Elfo Negro de R. A. Salvatore. Drizzt é uma atípico elfo negro que abandonou o mau comportamento de seu povo. O personagem criado por acaso, ao longo de vários livros ajudou o autor a representar questões como preconceito racial e amizade.
3 - Lirazel: Está presente num dos trabalhos pioneiros da literatura, em "A Filha do Rei de Elfland" de Lord Dunsany em 1924. Na obra, Lirazel é filha do rei da terra dos elfos e fica noiva de Alveric, filho do Senhor de Erl. Os dois acabam tendo um filho que se torna inquieto entre seu povo.
4 - Elfos de Spiderwick: Em As Crônicas de Spiderwick os elfos são retratados como criaturas humanoides que atuam como autoridade no território das fadas de Spiderwick. Eles possuem bom conhecimento em magia, e fazem suas roupas de folhas.
5 - Arya Drottning: Princesa élfica por quem Eragon apaixona-se a personagem atravessa todo o cliclo da herança até tornar-se rainha. Além de habilidades mágicas possui força, velocidade inumana além de ser bela e sábia.
6 - Elrond: Um dos mais poderosos governantes da Terra-Média em sua terceira era, o Senhor de Valfenda, que chefiou o Conselho de Elrond em que foi decidido que o anel deveria ser destruído, e também se constituiu a Sociedade do Anel.
7 - Dobby: No universo de Harry Potter surge a figura dos elfos escravos, conhecidos como elfos-domésticos, que são obrigados a servir famílias de bruxos desde o nascimento. Neste universo, Dobby é o mais famoso que trabalhava para os Malfoy, apesar de odiá-los.
8 - Völundr: No poema Völundarkviða foi chamado de governante dos elfos, sendo que no início da prosa a obra o identifica o identifica como filho dos Finns ou fineses, povo ártico respeitado por sua magia xamânica.
9 - Elegast: Um elfo espírito que aparece no poema épico holandês Karel ende Elegast. Possivelmente representa o Rei dos Elfos e surge montado cavalgando um cavalo negro. No poema, Elegast era um velho amigo de Carlos Magno.
10 - Arwen: Embora meio-elfo é mais uma das personagens de Tolkien que foram importantes para a Terra-Média. Filha mais nova de Elrond, foi crucial ao auxiliar Frodo quando a escuridão e seus ferimentos o perturbavam. Embora sem muitas aparições, a personagem é fundamental para motivar a jornada de Aragorn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário