O CONAR é o órgão responsável pela regulamentação da propaganda e publicidade no país. Criado por associações de propagandistas, o CONAR tem por objetivo garantir o direito à liberdade criativa, de expressão e à moral e integridade. Além disso, esse órgão pune os publicitários e retira do ar as propagandas que ferem, de alguma forma, os consumidores, desde propagandas ofensivas, até enganosas.
No ano de 2009, a Havaianas do Brasil publicou um vídeo em que uma senhora, a ‘Vovó moderna’, estava em um restaurante com a neta, quando chega o galã Cauã Reimond, e ela (a vovó moderna) faz um comentário sobre sexo bem engraçado, mas que causou polêmica.
E como resposta, a Havaianas do Brasil lançou uma outra propaganda fazendo referência à censura do CONAR.
Uma outra propaganda que gerou bastante discussão foi a da Cerveja Skol, feita especialmente para a páscoa. Nesse comercial, uma cozinheira prepara ovos e bombons de páscoa com um ingrediente diferente, a cerveja. O CONAR recebeu diversas reclamações de clientes, pois, segundo esses os ovos e chocolates da páscoa são associados ao universo infantil. Contrariando as reclamações, o órgão entendeu que a propaganda não tinha como intenção atrair crianças a consumir álcool, sendo assim, arquivou o processo.
No começo deste ano, a Red Bull lançou uma propaganda em que o personagem principal era Jesus Cristo, que bebe o energético e caminha sobre as águas, fazendo referência a uma passagem bíblica. O CONAR interpretou que o comercial fazia uma ofensa a moral religiosa e recomendou a suspensão imediata.
Outra propaganda proibida relacionada a cerveja - que lideram o ranking das mais polêmicas - é o comercial da Nova Schin, ‘O homem Invisível’. Na peça, um grupo de amigos começa a imaginar como seria se eles fossem invisíveis. Eles se imaginam correndo atrás das mulheres de biquíni na praia, cutucando-as. O comercial recebeu tanta reclamação, por possuir conteúdo que poderia remeter ao estupro, que bombou nos trending topics do Twitter, com a HashTag #NovaSchinIncentivaEstupro
Agora, a propaganda que gerou mais polêmica este ano foi a da Camisinha Prudence. Em sua campanha para o dia dos namorados, a empresa resolveu ousar e lançar uma imagem no facebook com a ‘dieta do sexo’. Nesta campanha, foi colocado o gasto calórico do casal durante a relação sexual e preliminares. Veja a tabela: (clique na imagem para ampliar)
A propaganda foi vista como alusão ao estupro, pois cita o gasto calórico de se tirar a roupa da parceira sem o consentimento dela (o que equivale a 190 Calorias). A empresa pediu desculpas pelo acontecido e disse que já removeu a campanha do facebook e que, jamais, foi a favor do sexo sem consentimento.
Fonte: http://agpropagacao.blogspot.com.br/2012/08/propagandas-proibidas-pelo-conar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário