quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TOP 5 - Personagens dos Quadrinhos com Problemas Mentais


O fato de você adorar aquele meigo e gracioso personagem, não significa que ele seja perfeito, ele pode ter alguns transtornos e nós podemos até nos identificar com alguns deles. A sorte é eles viverem no mundo do quadrinhos pois no mundo real eles teriam muitas sessões de terapia e muitos medicamentos a tomar.

Hoje vamos conhecer os 5 personagens dos quadrinhos com transtornos mentais.

5 - Bruce Banner / Hulk 
Transtorno: Transtorno Dissociativo de Identidade 


Agora que a Marvel ta na "modinha" (e se você vive nesse planeta) não precisamos ficar explicando quem é o Hulk e o que aconteceu com ele né?? Na edição nº 337 de O Incrível Hulk (EUA), Bruce se submete à hipnose, durante o qual se determinou que ele sofre do distúrbio mental conhecido como Transtorno Dissociativo de Identidade.  Bem, parece que há pelo menos três "Hulks" que residem na mente de Bruce: o Hulk Verde, (agressivo), o Sr. Fixit (Hulk Cinza), e o Hulk Culpado (o sádico), que surge em resposta a Bruce enfrentar os abusos que sofreu de seu pai. Transtorno de Personalidade Múltipla é uma das doenças mentais mais controversas no mundo da medicina por causa de sua dificuldade para efetivamente diagnosticar. No entanto, a definição da doença reflete muitos dos sintomas que Bruce sofre, em que duas ou mais personalidades distintas recorrentes assumem o controle do comportamento de um indivíduo. 

4 - Bisonho
Transtorno: Distimia


Bisonho é o doce burrinho do desenho Ursinho Pooh, o pessimista e resmungão do grupo e que não tem rabo e usa uma calda falsa presa com um prego. Claramente ele pode sofrer de distimia ou transtorno distímico. É um tipo de depressão que se caracteriza principalmente pela falta de prazer ou divertimento na vida e pelo constante sentimento de negatividade. Quem já assistiu a algum episódio do desenho sabe que é ele é bem assim. Os sintomas da distimia se estendem por pelo menos dois anos. Ela se difere dos outros tipos de depressão pelos sintomas serem mais leves e contínuos. Apesar de geralmente não privar o indivíduo de suas tarefas e obrigações, impede que ele desfrute a vida totalmente. Frequentemente, se percebe que pessoas distímicas são desanimadas e/ou muito regradas.

3 - Pepe Le Gamba
Transtorno: Transtorno de Personalidade Narcisista 


Pepe Le Gamba é um dos personagens do Looney Tunes, de nacionalidade francesa e possui o mau cheiro peculiar dos gambás. Ele é romanticamente apaixonado  pela  gata (o animal) Penelope Pussycat, que tem suas costas acidentalmente pintadas de branco, o que a faz parecer-se com uma gambá fêmea.  O distúrbio deste Casanova pode ser diagnosticado com Transtorno da Personalidade Narcisista. Alguém pode exibir TPN de várias maneiras. O TPN de Pepe vem de sua crença no amor ideal, e que ELE É O amante ideal e da incapacidade de acreditar que ela realmente não quer estar com ele. Ele demonstra o comportamento arrogante (alegando que ele é muito atraente) e requer uma quantidade irreal de afeição.

2 - Charlie Brown
Transtorno: Transtorno da Personalidade Esquiva


Charlei Brown é o simpático e carismático dono do cachorro Snoopy.  Pobre Charlie Brown nunca teve sorte nos esportes, nas celebrações dos feriados (comum nos EUA) e nem no romance. Charlei Brown pode ser diagnosticado com o que é chamado de transtorno de personalidade esquiva. As causas de tal distúrbio são desconhecidas, mas, como muitos problemas de saúde mental, é uma combinação do nosso código genético e do ambiente que estamos expostos ao longo de nossas vidas. O que sabemos, no entanto, é a forma como ele faz a pessoa se sentir. No caso do Charlie Brown, ele é tímido, sofre de rejeição e muitas vezes, expressa seus sentimentos de inadequação social.

1 - Calvin
Transtorno: Esquizofrenia


Será que quando Bill Watterson criou Calvin e Haroldo ele estava apenas imaginando a inocência de uma criança e seu amigo imaginário e não a doença mental conhecida como esquizofrenia? Pessoas que sofrem de esquizofrenia têm realistas e complexas alucinações visuais e auditivas. A pior parte desse distúrbio é que a esperança média de vida das pessoas que têm este transtorno é menor, em média, em 15 anos do que aqueles sem o transtorno. Uma razão? A maior taxa de suicídio.

Nenhum comentário:

Postagens populares

Páginas

Arquivo do blog

Seguidores