Conan, o Bárbaro (Conan the Adventurer, no original) foi um desenho produzido lançado pela tv americana, adaptada de Conan, o Bárbaro, o personagem literário criado por Robert E. Howard. Produzido por Jetlag Productions e Produções sunbow , a série estreou em 12 de setembro de 1992 nos EUA, correu por 65 episódios e seu último episódio foi concluído em 22 de novembro de 1993. A série foi desenvolvida por Christy Marx que serviu de editor e consultor da história Hiboriana. Aqui no Brasil foi exibido diariamente pela Rede Globo nas manhãs junto com outras animações infantis da emissora. Esta primeira encarnação de Conan em forma de cartoon desempenhou um papel muito melhor do que a sua sequência , Conan e os Jovens Guerreiros , que durou apenas 13 episódios e nem chegou as telas brasileiras.
História
Conan vivia na Cimeria com seus pais durante sua infância, enquanto esteve fora com seu avô uma noite em uma trilha, "lágrimas de fogo" (meteoros) cairam dos céus, Conan coletou os meteoros e os trouxe de volta para sua família.
O Pai de Conan, o ferreiro da vila, usou o minério de meteoros para forjar o Metal Estelar, que é usado para criar diversas ferramentas e armas que nunca enferrujam ou quebram. Ele os vendeu, mas seu melhor trabalho uma espada magnífica, ele manteve para Conan, onde foi colocada em uma cripta e coberto com uma laje de pedra pesada. O Pai de Conan, disse a seu filho que só quando ele fosse "homem suficiente" (e, forte o suficiente) para empurrar a placa de pedra, ele poderia legitimamente reivindicar a espada.
Enquanto isso, Wrath-Amon (Sacerdote de Set) soube do Metal Estelar e, além da força que o metal possuía, ele descobriu que esse têm o poder de abrir portais entre dimensões. Assim, ele o procura para liberar a divindade Set do "Abismo" onde há muito tempo havia sido banido pelos poderes combinados de praticamente todos os seres vivos na Terra.
Como parte de seu plano Wrath-Amon procurou o Pai de Conan, que lhe disse que tinha vendido todos o metal estelar, mas o sacerdote se recusou a acreditar. (E estava certo; além da espada, foi revelado em um episódio posterior que o pai de Conan tinha pedaços escondidos do metal estelar com outros aldeões.) Wrath-Amon usou o feitiço da pedra viva sobre a família de Conan.
Conan até então tinha ido para reivindicar a sua espada para atacar os invasores. Quando a espada de metal estelar chegou perto Wrath-Amon ela rompeu sua magia e mostrou seu rosto Reptiliano. Então, disse ele: "Aqueles que vêem a verdadeira face da Ira-Amon deve perecer!" (Esta cena é semelhante a um no filme). Após ter afugentado o assistente, Conan voltou-se para sua família e jurou, em nome de seu deus Crom, que iria encontrar uma maneira de liberá-los do feitiço.
Aventuras de Conan, começam com ele vagando pela Era Hiboriana procurando uma maneira de curar a sua família e livrar sua aldeia da tirania de Wrath-Amon e seus capangas Homens Serpentes.
Em comparação com as histórias originais da Marvel, como Rei Conan, Conan Saga, Conan o Bárbaro e Conan Rei, o cartoon Conan exibe um grau mais elevado de moralidade moderna. Enquanto o Conan original é um ladrão, um assassino, e um mulherengo, o Conan cartoon tem mais em comum com personagens de desenho animado herói e espada, como He-Man .
Em um capítulo ele se recusa a participar de um grupo de piratas, alegando que é errado roubar, ele se recusa a atacar os adversários desarmados, tendo um tipo de caráter atencioso, embora um pouco ingênuo.
Heróis:
Conan: O personagem principal da história que possui uma espada de metal estelar.
O Phoenix: Ajudante de Conan, companheiro constante. Ele possuía a capacidade de entrar superfícies planas e magicamente transformar em um projeto Phoenix (embora ele precisava de sua cauda penas mágicas para realizar essa façanha, e perdia esse poder se perdesse um deles). Ele passa a maior parte de seu tempo dentro do escudo de Conan. e tem a capacidade de falar, sendo freqüentemente convidado a representar um papagaio, a fim de não despertar suspeitas, um ato que ele se ressente muito. Como Phoenix, a morte para ele apenas um meio para subir novamente a partir de suas próprias cinzas e, como tal, com esforço, às vezes pode recordar a informação útil de seu 'ancestrais'.
Trovão: O leal cavalo de Conan, eventualmente armado com ferraduras do Metal estelar era teimoso, se recusando a entrar nas cidades, e jogou Conan de costas por mais de uma ocasião.
Zula : Príncipe dos Wasai, uma tribo semelhante à África Sub-saariana, com base na literatura original de Conan. Possui inicialmente uma boleadeira de metal estelar, depois para melhor controle, a derrete e transforma em um bumerangue.
Greywolf Um mago que conhece Conan durante sua jornada. Está sempre acompanhado de Sasha e Misha seus irmãos mais velhos, que foram transformados em lobos por Mesmira (uma feiticeira maligna que é sua rival)
Jezmine: Uma artista de circo ágil e bonita que possui metal estelar , ela começou como uma ladra, mas se tornou uma mulher honesta para o resto da série (até se apaixona por Conan). Utiliza shurikens de metal estelar e pode fazê-los voltar a suas mãos com um pensamento.
Snagg: O Viking tão forte quanto Conan, da tribo de Vanires, que vive à beira do mar. Snagg gosta de viajar pela água. Muitas vezes ele briga com Conan, porque cresceram em países vizinhos, porém com cultura diferente. Possui um machado e uma pequena âncora de metal estelar. Mais tarde, quando Trovão salva sua vida, faz ferraduras de metal estelar para ele usando o metal da âncora.
Epimetrius o Sábio Líder dos assistentes que baniu Set para os milhares de anos atrás Abyss. Seu fantasma é o guia de Conan em sua jornada contra o Ira-Amon e libertar seus pais.
Vilões
Culto da SerpenteO culto Serpente é uma religião que venera o Set, mesmo os maiores governantes temem a ira de Wrath-Amon que prega a religião perversa de Set, e assim o fez o feiticeiro Ram-Amon antes dele. Sua missão é livrar seu Deus do abismo.
Set: O demonio da serpente e deus dos homens serpente, ele é uma cobra gigante com poderes místicos, mas ele só tem uma cabeça diferente do usual representação da Marvel Comics . Ele planejou escravizar a raça humana através de homens seus adoradores serpente, enganou muitos em seu culto e, como castigo, ele foi trancado no abismo para esse delito pelos Anciãos. Ele dá ordens ao sumo sacerdote do Culto da Serpente para libertá-lo.
Wrath-Amon O feiticeiro do mal que atualmente lidera o Culto Serpente como seu sumo sacerdote e inimigo pessoal de Conan.
Ram-Amon: criador de Wrath Amon e seu predecessor.
Curiosidades
Há referências a outros seres invisíveis (principalmente divindades), que nunca são vistos na série.
Crom : A principal divindade dos cimérios. Em Conan, o Bárbaro, ele e uma divindade da terra e antes de entrarem Valhalla lhe pedem o segredo do aço. Nesta série, aprendemos que ele acredita fervorosamente na liberdade dos homens.
Mitra : Outra divindade que não aparece, mas tem sacerdotes devotados.
Kraken : Mencionado por um pirata em um episódio de Conan. É lógico isso é uma divindade do mar como o Kraken era uma criatura mítica do mar na mitologia nórdica
Woden : A principal divindade dos Vanires.
Tarim: Uma divindade adorada em Xanthus.
Jhebbal Sag: Senhor das bestas adorado pelos Wasai, ele poderia ser invocado para falar com os animais. Ele apareceu uma vez na série no episódio "A Vingança de Sag Jhebbal Sag".
Nações, tribos e grupos:
Cimérios: Apesar de serem chamados bárbaros, eles têm assentamentos e não invadem outras cidades, quando não estão em guerra. Barbaros é provavelmente uma referência ao seu relativo primitivismo, pois eles têm aldeias, mas não grandes cidades, pouca roupa, pintam seus corpos para a guerra, e são em grande parte guerreiros. Eles são descendentes dos Atlantes. Seu chefe, e, possivelmente, apenas, divindade é Crom.
Wasai: O Wasai são uma tribo grande, poderosa e rica, de quem Zula é um príncipe. Os Wasai são Africanos e vivem na selva.
Vanires: Os Vanires, são uma tribo de bárbaros quase completamente análogos aos Vikings, exceto que eles não são saqueadores. Servem a um deus chamado "Woden" e são uma tribo marítimas e de pesca, cuja organização e perspectivas são semelhantes aos cimérios.
Pictos Os pictos são uma tribo muito primitiva que pintam seus corpos. Eles são semelhantes aos pictos da Escócia, em nome, pintura e hábito de pilhar outras cidades, embora eles vivem dentro ou perto da selva. Tribos vizinhas e nações tendem a temer os pictos.
Assista um capítulo do desenho, e perceba a narrativa do desenho:
Eu me lembro também um detalhe importante sobre a merda da Rede Globo. Como sempre, ela NÃO passou todos os episódios do desenho. Ela exibiu ele até quando Conan havia conseguido uma maneira de devolver sua família da maldição de pedra, mas quando chega em sua aldeia, o Culto da Serpente havia levado seus pais para seu covil principal, deixando apenas o avô de Conan, que havia sido escondido pelo povo da vila no poço. Conan chega e reverte a maldição de seu avô, e quando se preparava para salvar seus pais, A GLOBO NÃO PASSOU OS EPISÓDIOS! Sério era para ficar MUITO PUTO!
Mas tirando essa falha da Globo (grande novidade), esse desenho era muito bom! Recomendo bastante!
Então por hoje é só amigos, espero que tenham gostado, até o próximo Old But Gold!
Jezmine: Uma artista de circo ágil e bonita que possui metal estelar , ela começou como uma ladra, mas se tornou uma mulher honesta para o resto da série (até se apaixona por Conan). Utiliza shurikens de metal estelar e pode fazê-los voltar a suas mãos com um pensamento.
Snagg: O Viking tão forte quanto Conan, da tribo de Vanires, que vive à beira do mar. Snagg gosta de viajar pela água. Muitas vezes ele briga com Conan, porque cresceram em países vizinhos, porém com cultura diferente. Possui um machado e uma pequena âncora de metal estelar. Mais tarde, quando Trovão salva sua vida, faz ferraduras de metal estelar para ele usando o metal da âncora.
Epimetrius o Sábio Líder dos assistentes que baniu Set para os milhares de anos atrás Abyss. Seu fantasma é o guia de Conan em sua jornada contra o Ira-Amon e libertar seus pais.
Vilões
Culto da SerpenteO culto Serpente é uma religião que venera o Set, mesmo os maiores governantes temem a ira de Wrath-Amon que prega a religião perversa de Set, e assim o fez o feiticeiro Ram-Amon antes dele. Sua missão é livrar seu Deus do abismo.
Set: O demonio da serpente e deus dos homens serpente, ele é uma cobra gigante com poderes místicos, mas ele só tem uma cabeça diferente do usual representação da Marvel Comics . Ele planejou escravizar a raça humana através de homens seus adoradores serpente, enganou muitos em seu culto e, como castigo, ele foi trancado no abismo para esse delito pelos Anciãos. Ele dá ordens ao sumo sacerdote do Culto da Serpente para libertá-lo.
Wrath-Amon O feiticeiro do mal que atualmente lidera o Culto Serpente como seu sumo sacerdote e inimigo pessoal de Conan.
Ram-Amon: criador de Wrath Amon e seu predecessor.
Curiosidades
Há referências a outros seres invisíveis (principalmente divindades), que nunca são vistos na série.
Crom : A principal divindade dos cimérios. Em Conan, o Bárbaro, ele e uma divindade da terra e antes de entrarem Valhalla lhe pedem o segredo do aço. Nesta série, aprendemos que ele acredita fervorosamente na liberdade dos homens.
Mitra : Outra divindade que não aparece, mas tem sacerdotes devotados.
Kraken : Mencionado por um pirata em um episódio de Conan. É lógico isso é uma divindade do mar como o Kraken era uma criatura mítica do mar na mitologia nórdica
Woden : A principal divindade dos Vanires.
Tarim: Uma divindade adorada em Xanthus.
Jhebbal Sag: Senhor das bestas adorado pelos Wasai, ele poderia ser invocado para falar com os animais. Ele apareceu uma vez na série no episódio "A Vingança de Sag Jhebbal Sag".
Nações, tribos e grupos:
Cimérios: Apesar de serem chamados bárbaros, eles têm assentamentos e não invadem outras cidades, quando não estão em guerra. Barbaros é provavelmente uma referência ao seu relativo primitivismo, pois eles têm aldeias, mas não grandes cidades, pouca roupa, pintam seus corpos para a guerra, e são em grande parte guerreiros. Eles são descendentes dos Atlantes. Seu chefe, e, possivelmente, apenas, divindade é Crom.
Wasai: O Wasai são uma tribo grande, poderosa e rica, de quem Zula é um príncipe. Os Wasai são Africanos e vivem na selva.
Vanires: Os Vanires, são uma tribo de bárbaros quase completamente análogos aos Vikings, exceto que eles não são saqueadores. Servem a um deus chamado "Woden" e são uma tribo marítimas e de pesca, cuja organização e perspectivas são semelhantes aos cimérios.
Pictos Os pictos são uma tribo muito primitiva que pintam seus corpos. Eles são semelhantes aos pictos da Escócia, em nome, pintura e hábito de pilhar outras cidades, embora eles vivem dentro ou perto da selva. Tribos vizinhas e nações tendem a temer os pictos.
Assista um capítulo do desenho, e perceba a narrativa do desenho:
Eu me lembro também um detalhe importante sobre a merda da Rede Globo. Como sempre, ela NÃO passou todos os episódios do desenho. Ela exibiu ele até quando Conan havia conseguido uma maneira de devolver sua família da maldição de pedra, mas quando chega em sua aldeia, o Culto da Serpente havia levado seus pais para seu covil principal, deixando apenas o avô de Conan, que havia sido escondido pelo povo da vila no poço. Conan chega e reverte a maldição de seu avô, e quando se preparava para salvar seus pais, A GLOBO NÃO PASSOU OS EPISÓDIOS! Sério era para ficar MUITO PUTO!
Mas tirando essa falha da Globo (grande novidade), esse desenho era muito bom! Recomendo bastante!
Então por hoje é só amigos, espero que tenham gostado, até o próximo Old But Gold!
Nenhum comentário:
Postar um comentário