sábado, 28 de abril de 2012

ORQUESTRAS MALUCAS E SUAS FANTÁSTICAS SINFONIAS


orquestras-loucas.jpg

Já parou pra pensar no primeiro humano que percebeu os barulhos ao seu redor e tentou organizá-los, a fim de produzir um ritmo - e posteriormente, uma música? Será que este nosso antepassado distante reuniu a família na caverna para uma apresentação de galhos, pedras, ossos e outros pré-instrumentos rústicos? Será que convidou o sobrinho para ajudar na melodia? Montou uma banda? Filmou e colocou no YouTube? Infelizmente esta última eu tenho certeza que não, mas felizmente hoje os tempos são outros!
Vocês já estão ficando acostumados a ver aqui no nosso canal alguns dos espetáculos mais espetaculares de somluzdança, registrados em vídeos que rodaram o mundo através da internet, mas desta vez reunímos alguns das mais clássicas (e viralizadas) apresentações musicais das orquestras mais loucas e inusitadas da rede. São músicos e instrumentos que talvez não tenham uma cadeira garantida na Sinfônica de qualquer lugar, mas que certamente também nos fazem arrepiar com suas notas.
Em algum lugar de um passado mais recente, resgatando o espírito dos nossos primeiros entusiastas da música, descobriram que sair batucando nas coisas com a galera pode render também vídeos divertidos:

E a batucada em objetos do cotidiano se profissionalizou tanto que alguns craques do batuque ganharam espaço em suas comunidades, escolas, etc, para mostrarem suas habilidades e instrumentos, triviais e incríveis ao mesmo tempo:

De meras canetas e canos de PVC para a evolução completa das gambiarras foi apenas um passo. Amantes de música eletrônica  não custaram a descobrir e explorar as múltiplas possibilidades de orquestrar os ruídos provenientes de nossas engenhocas e aparelhos modernos:

Um dos grandes mestres que se destacaram nesta contemporânea arte de produzir música da forma mais inusitada possível é o francês Michel Lauzière, autor das mais loucas performances musiciais desde os primórdios da internet:

Tanto empenho artístico inspirou também outros gênios a produzirem suas orquestras espetaculares (e "diferenciadas"), a partir de singelos milagres da computação gráfica:

Competindo com o fantástico universo de possibilidades trazidos pelas novas tecnologias, algumas bandas "analógicas" também decidiram inovar, e obviamente bombaram na internet:

Acabou sobrando para os especialistas em maluquices impensáveis do OK Go mostrarem pro mundo como é que se tira um som bacana de um rolê de carro:

Com estes resultados incríveis aparecendo em todo canto, as experiências destes novos desbravadores musicais - "à procura da batida perfeita" - estão ficando cada vez mais belas e sofisticadas:

Tenho certeza que todos os maiores nomes da história da música curtiriam isso!

Nenhum comentário:

Postagens populares

Páginas

Arquivo do blog

Seguidores