sábado, 17 de agosto de 2013

13 Perguntas sem respostas em A Bela e a Fera


Sabe quando você já pensou muito sobre um assunto mas nunca escreveu ou falou sobre ele e de repente você vê que alguém saiu espalhando a “sua” ideia? Daí você pensa: “ARRRGHWWA POR QUE EU NÃO FIZ ISSO ANTES?”! É, senti exatamente isso quando vi esse post no BuzzFeed.
A questão é: a maioria das pessoas já viram muitas, dezenas, centenas, milhares de vezes esse clássico da Disney que é a Bela e a Fera, mas será que a maioria já parou para pensar que existem certos “furos” na história? Certas coisas que não foram respondidas ou que são um tanto ilógicas? (Não estou falando sobre pessoas virarem objetos, dentro daquele mundo, isso faz sentido)
Eu adoro as animações da Disney, mas temos que admitir que existem coisas bastante “bizarras” em algumas histórias, como as que você verá abaixo:

1) Quem afinal é esse cara?

fera
A Disney soltou mais algumas informações sobre a Fera após o desenho (inclusive eu tinha algumas revistas em quadrinhos que mostrava ele se lembrando dos tempos de infância). Uma dessas “informações” é que seu verdadeiro nome era Príncipe Adam. Mas eu sempre achei que isso não fazia sentido nenhum. Primeiro: por que todo mundo chama ele de “Fera” no desenho? Vamos combinar que não é um dos apelidos mais agradáveis para uma criança recém amaldiçoada… Ainda mais para o temperamento dele, acho que não faz muito sentido ele aceitar ser chamado assim por todos os seus criados. Segundo: se ele é da realeza, onde estão o rei e a rainha? Eles são piores pais do que os da Fiona (Shrek) que deixam seu filho amaldiçoado em um lugar qualquer e nunca mais dão sinal de vida? Mas mostra que ele já morava naquele castelo antes, então isso significa que os monarcas franceses simplesmente pensam “que se dane, temos dezenas de castelos, então vamos fazer centenas de filhos e abandoná-los lá”. Muitas perguntas e nenhuma resposta (e acreditem, eu procurei por esse mundão de Deus).

2) Quem pune uma criança de 11 anos por não deixar um estranho entrar na casa?

bela e a fera 2
Pense um pouco. O roteiro diz que ele seria amaldiçoado por 10 anos. E aquela rosa-bomba-relógio explodiria quando o Príncipe Adam chegasse aos 21. Então ele era apenas um pré-adolescente quando a “boa fada” bateu em sua porta, no meio da noite, disfarçada como a bruxa velha mais assustadora que ele já viu e o amaldiçoa (podendo ser para a vida toda) por ter seguido a regra básica de não falar nem confiar em estranhos. E nem me venha com essa história de “não devemos confiar nas aparências, é o interior que interessa”. Queria ver se uma mendiga com cara de maluca batesse na sua casa no meio da madrugada pedindo abrigo em troca de uma rosa se você ia dizer “claro, boa senhora, entre e fique a vontade”. Agora imagine uma criança de 11 anos recebendo essa pessoa! Pois é, a “boa fada” é a verdadeira vilã aqui.

3) Por que a Bela abriu a porta nesse momento?

bela e a fera 3
Ela odeia o Gaston, ela está sozinha em casa, ela sabe que tudo que ele quer is get into ger pants. Muita angústia, assédio sexual e livros enlameados podiam ter sido evitados se ela apenas fingisse que estava tirando uma soneca. É sério, gente. Regra básica que todas as mulheres do mundo deveriam saber: se você não está interessada no cara e sabe que ele é um taradão sem escrúpulo algum, não o deixe entrar em sua casa, principalmente se estiver sozinha.

4) Quem são esses seres sem cara ao fundo?

bela e a fera 4
Quando o Príncipe Adam foi amaldiçoado por seguir as regras básicas de quando se está sozinho em casa sem seus pais, sobrou para todos os criados do castelo serem amaldiçoados também sendo transformados em objetos. Mas quem são os pratos, garfos, facas, etc, sem rosto que aparecem em vários momentos? Os objetos inanimados se transformaram em “meios-vivos”? Vamos torcer que sim, ou senão existem implicações assustadoras sobre essa garrafas de vinho.

5) A Madame Samovar tem dezenas de filhos além de Zip?

bela e a fera 5
Ok, não achei o gif, mas vocês devem se lembrar da cena: após a clássica dança de “sentimentos são” da Bela e a Fera, a Madame Samovar (o bule de chá) coloca seu filho Zip (a xícara) em um guarda-louças e diz “boa noite Zip, já é tarde, vá dormir com seus irmãos e irmãs”. IRMÃOS E IRMÃS? Vocês contaram quantas xícaras tinham naquele armário? Eu não contei, mas eram MUITAS. São todos filhos dela mesmo? Por que eles não aparecem depois quando todos voltam a ser humanos? Não existe controle de natalidade na China?

6) Que que tá rolando com esse retrato viajante no tempo?

bela e a fera 6
Como nós vimos, a Fera tinha mais ou menos 11 anos quando a bruxo jogou o feitiço nele. Mas calma. Esse retrato dele é igualzinho a ele quando a maldição acaba no final do filme. O que está tudo bem até você se dar conta que ele ficou transformado por uma década. Então… que que tá rolando aqui? E a gente sabe que não é um pintura recente, já que na história vemos Adam rasgando-o com suas garras em um momento de angústia por toda a injustiça que o acometeu. Então ou existe um viajante no tempo que o pintou no futuro ou ele era a criança de 11 anos mais madura já retratada.

7) O que teria acontecido se Bela tivesse tocado a rosa encantada?

bela e a fera 7
Não. Sério. Juro que eu SEMPRE pensei sobre isso. A Fera enlouqueceu quando viu a Bela quase tocando a rosa. O que teria acontecido se isso não tivesse sido evitado? Ia explodir tudo? A maldição ia ficar definitivamente para sempre? Ele ia morrer? O QUE?

8) Como a Bela colocou essa Fera gigante e inconsciente em cima do cavalo?

bela e a fera 8
Sério. Como?

9) Como o Zip existe?

bela e a fera 9
Ele não tem 10 anos e todos foram condenados por uma década. Como ele pode existir? Como um bule de chá pode dar à luz a uma xícara? Quem é o pai? Ele caiu e quebrou? Mas se os objetos ficam congelados na idade (porque o Adam pelo menos não ficou), ele não deveria ser pelo menos mentalmente mais velho?

10) A Bela é idiota?

bela e a fera 10
Falando sério: a Bela é feita para ser a princesa nerd da Disney. Ela gosta de ciência, de invenções malucas e é viciada em livros, mas ela é completamente alheia ao fato da Fera não ser apenas humano, mas também da realeza. Tipo, ela cantou uma música sobre isso no começo do filme; um príncipe encantado que é disfarçado e a mocinha só descobre no final. Ela não consegue juntar as peças que o único homem que vive em um castelo gigante não deve ser pelo menos um conde? Se ela percebeu e guardou pra si, ela disfarçou sentir surpresa muito bem no final quando ela demora uns 10 segundos pra perceber que o bonitão era a Fera. Além disso: ELA VIU O RETRATO RASGADO DELE.

11) De quem são as roupas que eles estão usando?

bela e a fera 11
Sério, de quem são? E se alguém fez… quem? Onde arrumaram os tecidos que não apodreceram durante esses 10 anos parados em um canto?

12) Por que ela não apenas disse que ia voltar?

bela e a fera 12
Talvez seria bom não deixar seu namorado síndrome de estocolmo pensando que você não vai mais voltar. Eu sempre pensei porque ela não poderia ter dito um simples “Assim que meu pai não estiver mais morrendo de burrice hipotermia, eu vou voltar para você. Por favor, não entre em uma depressão suicida nas duas horas que eu estiver longe”. Tudo seria tão mais simples e tão menos drama com aquele chato do Gaston morto em 2 segundos.

13) Como essas pessoas não sabiam que tinha um monstro amaldiçoado perto dali?

bela e a fera 13
Passaram apenas 10 anos, não 100. Eles deveriam conhecer o príncipe que toma conta da região, eles já eram vivos quando Adam era apenas uma criança. Então não finjam que não sabem o que está acontecendo, camponeses.
E não se esqueçam da muito importante lição que aprendemos com a Bela e a Fera: a aparência não importa, desde que ele seja um bilionário dono de um castelo.
Adaptado do original em inglês aqui (mas juro que várias dessas coisas me inquietaram durante anos).

Nenhum comentário:

Postagens populares

Páginas

Arquivo do blog

Seguidores